ENSINO FUNDAMENTAL ll

Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 06 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, a compreensão dos estudantes como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo quanto do universo da cultura midiática e digital, fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa. Nessa direção, no Ensino Fundamental – Anos Finais, a ESCOLA pode contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Esse processo de reflexão sobre o que cada jovem quer ser no futuro, e de planejamento de ações para construir esse futuro, pode representar mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

Grade Curricular

 Códigos e Linguagens

  • Gramática
  • Redação
  • Literatura
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês
  • Língua Inglesa – Ampliada
  • Educação Física
  • Arte

Matemática e Ciências da Natureza

  • Matemática
  • Ciências

 Ciências Humanas

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Plantão de Apoio Pedagógico

    É direcionado para os alunos que queiram aprimorar seus conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos com baixo rendimento são convocados pelos professores e sua participação é obrigatória. O objetivo é revisar os conteúdos, sendo uma oportunidade para tirar dúvidas mediante as dificuldades apresentadas e prepará-los para as avaliações bimestrais. Acontece semanalmente dentro do horário de aula.

    Atividades de Enriquecimento Curricular

     Oficina de Produção de Texto:

    Desenvolver habilidades de leitura e escrita e facilitar-lhes o desenvolvimento de competências direcionadas para a ordenação lógica do pensamento e do exercício efetivo da expressão oral e escrita.

    Monitoria de Matemática:

    Ampliar as possibilidades de aprendizagem do aluno, reforçando, aprofundando e até mesmo suprindo carência de alguns conteúdos.

    Atividades Extracurriculares

    As atividades extracurriculares têm como principal objetivo estimular a cooperação, a socialização, o respeito, o trabalho em equipe e demais valores e experiências de extrema importância na formação de nossos estudantes. Os alunos podem optar em fazer duas atividades:

    Dança;
    Teatro;
    Robótica;
    Karatê;

    Projetos Pedagógicos

    Feira de Ciências: A Feira de Ciências é um evento que visa incentivar a produção científica na escola, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da Ciência! A escola deve ser um espaço que permita o aluno pensar, aprender e agir.

      Concerto de Leitura: O escritor Rubem Alves enfatiza que descobrir o mundo da leitura, é descobrir as possibilidades de fazes viagens maravilhosas, sem precisar levantar da cadeira de sua casa, é explorar esse aventurar em mundos até então nunca imaginados, por isso é desenvolvido com os nossos alunos um trabalho de busca, conhecimento e leitura, de poemas e poesias com autores diversificados e a partir disso cada grupo escolhe qual representar por meio do recitar ou do musicalizar.

      Mostra Cultural: É um trabalho desenvolvido com exposição dos principais trabalhos elaborados pelos alunos, com a orientação dos respectivos professores. Proporcionando estratégias para a aquisição de conhecimentos e criar, paralelamente, condições de socialização e valorização dos trabalhos produzidos por alunos e professores, de forma a tornar públicas atividades significativas desenvolvidas no ambiente escolar; bem como promover a multiplicidade de idéias com referência nas disciplinas, integrando os conteúdos aos trabalhos.

    Eventos

    Festa Junina

    JIMOL (Jogos Internos da Escola Monteiro Lobato)

    Festival de Sorvete

    Encerramento do 9º ano

    Espetáculo de Teatro e Dança

    © 2017 Escola Monteiro Lobato. Todos os direitos reservados | Design by Buffo Design