ENSINO FUNDAMENTAL l

O Ensino Fundamental – anos iniciais corresponde ao período entre o 1º e 5º ano. Ao ingressar no Ensino Fundamental – anos iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais

amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

É uma fase muito importante, onde os conhecimentos básicos vão ser estruturados, desenvolvendo as competências e habilidades voltadas para uma formação integral.

Proposta Pedagógica

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. Os estudantes tornam-se mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração, “importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos” (BRASIL, 2010).

Projetos

Chá Literário – Visa ampliar a habilidade de leitura e interpretação através de diferentes gêneros literários, refletindo na linguagem e no senso crítico, utilizando-os para a vida!
Momento Literário – Despertar a percepção estética do aluno e desenvolver a reflexão crítica sobre temas relacionados à historicidade literária.
Mostra Pedagógica de Matemática – Estimular a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos.
Educação Financeira – Reconhecer a importância da Matemática Financeira na vida cotidiana e sua aplicabilidade de forma positiva.

Eventos

JIMOL (Jogos Internos Monteiro Lobato);
Festa Junina;
Espetáculo de Dança e Teatro.

Atividades Extracurriculares

Teatro;
Dança;
Xadrez;
Robótica;
Karatê.

Disciplinas

Linguagens

  • Língua Portuguesa
  • Artes/ Música
  • Língua Franca Inglês -Ampliado
  • Educação Física

 Ciências da Natureza

  • Matemática
  • Filosofia
  • Ciências

  • Geografia
  • História

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