ENSINO FUNDAMENTAL l

O Ensino Fundamental I corresponde ao período entre o 1º e 5º ano.
Ao ingressar no Ensino Fundamental, o aluno encontra inúmeros estímulos para despertar novas interações e criar conhecimentos, ampliá-los por meio das múltiplas linguagens e trabalhá-los de modo cooperativo, usufruindo da criatividade, do encantamento pelo mundo da leitura e do desenvolvimento do raciocínio lógico.

Além da aquisição de conhecimentos e habilidades, instiga-se a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo. O trabalho também visa ao fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de alteridade em que se assenta a vida social.

Proposta Pedagógica

Visamos a vivência de nossos alunos em um mundo globalizado, com muitas mudanças e que exige sujeitos críticos e autônomos capazes de desenvolver diferentes competências e habilidades. Trabalhamos com a visão holística (integral) onde o aluno é protagonista e visto como ser histórico, social, emocional, afetivo e cognitivo. Ao longo do Ensino Fundamental – Anos iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente. Nesse processo de interação o professor é o mediador junto ao aluno e sua aprendizagem.

Projetos

Chá Literário – Visa ampliar a habilidade de leitura e interpretação através de diferentes gêneros literários, refletindo na linguagem e no senso crítico, utilizando-os para a vida!
Momento Literário – Despertar a percepção estética do aluno e desenvolver a reflexão crítica sobre temas relacionados à historicidade literária.
Mostra Pedagógica de Matemática – Estimular a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos.
Educação Financeira – Reconhecer a importância da Matemática Financeira na vida cotidiana e sua aplicabilidade de forma positiva.

Eventos

JIMOL (Jogos Internos Monteiro Lobato);
Festa Junina;
Espetáculo de Dança e Teatro.

Atividades Extracurriculares

Teatro;
Dança;
Xadrez;
Robótica;
Karatê.

Disciplinas

Linguagens

  • Língua Portuguesa
  • Artes/ Música
  • Língua Franca Inglês -Ampliado
  • Educação Física

 Ciências da Natureza

  • Matemática
  • Filosofia
  • Ciências

  • Geografia
  • História

© 2017 Escola Monteiro Lobato. Todos os direitos reservados | Design by Buffo Design