EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil

A primeira infância é a principal fase do desenvolvimento humano, uma vez que as experiências vivenciadas nela possibilitam a construção de conhecimento e habilidades que serão levadas para a vida toda. 

A Educação Infantil da Escola Monteiro Lobato atende a crianças do Infantil 

2 ao Infantil 5, buscando sempre uma educação de qualidade, estabelecendo um cuidar associado ao educar integrando nossos alunos ao convívio social, ampliando suas relações de convivência nos grupos, desenvolvendo cada vez mais uma imagem positiva de si e potencializando suas habilidades e competências.

O que se aprende?

Consideramos que a Educação Infantil é um espaço privilegiado de aprendizagem para a primeira infância, tanto psicossocial, quanto cognitiva, afetiva e locomotora, pois nela a criança aprende interagindo com outras crianças no ambiente social e com o educador mediador. A aprendizagem da criança se dá nas situações cotidianas, sempre de forma integrada, em contextos lúdicos, próximos às práticas sociais que lhes são significativas. Portanto estabelecendo a Educação Infantil como etapa essencial para a construção da identidade e da subjetividade das crianças 

foram definidos seis direitos fundamentais de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar-se e Conhecer-se,  que asseguram na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Como se aprende?

Aprender na Educação Infantil é acima de tudo a inter-relação entre os sentimentos, afetos e a construção do conhecimento. Portanto dois eixos norteadores possibilitam os direitos de aprendizagem da criança, as interações e brincadeiras, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças.

No ambiente de aprendizagem parte do trabalho do professor mediador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.

Consideramos que as aprendizagens essenciais compreendem tanto os comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências sempre priorizando as interações e brincadeiras.

Cardápio

A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados. Por isso, oferecemos opções de lanches saudáveis e balanceados.

Informamos que a cantina da escola está de portas abertas para receber a visita de todos, esclarecer quaisquer dúvidas ou receber sugestões sobre o cardápio.

Segunda-feiraSalgados variados, misto quente, sucos e gelatina.
Terça-feiraMini sanduíche natural, pão de queijo, bolo, suco natural e fruta.
Quarta-feiraPizza, misto quente, suco natural e fruta.
Quinta-feiraSalgados variados, misto quente, suco natural e gelatina.
Sexta-feiraMini cachorro quente, pão de queijo misto quente, fruta e suco natural.

*As frutas e a gelatina acompanham o lanche. Os salgados são somente assados.

Galeria

© 2017 Escola Monteiro Lobato. Todos os direitos reservados | Design by Buffo Design