Segundo o testemunho de muitos filósofos, toda a filosofia, e por consequência, toda a filosofia da educação, se articula em tomo da questão do fim. Neste sentido, Santo Tomás de Aquino inicia a Summa contra Gentiles, afirmando que toda a articulação da sabedoria, ou da filosofia, se dá em tomo do fim de todas as coisas:

Dentre o que os homens atribuem ao sábio, Aristóteles reconhece que é próprio do homem sábio ordenar. Ora, a regra da ordem e do governo de todas as coisas a serem governadas e ordenadas ao fim deve ser tomada deste princípio. De fato, qualquer coisa está disposta otimamente quando está convenientemente ordenada ao seu fim.”

O desenvolvimento e ordenamento de todas as dimensões do ser humano, física, afetivo-social, intelectual, moral e transcendental, é fundamental para que este possa amadurecer e enfrentar as dificuldades do seu tempo, como cidadão participativo, crítico e prudente, conhecedor dos seus direitos e deveres, consciente de que é livre para pensar, agir e colher resultados. Se posicionar de maneira responsável perante ao meio ambiente, a saúde, as questões éticas relativas à igualdade de direitos e à dignidade natural do ser humano.

Além da organização curricular para o desenvolvimento do intelecto, do domínio da linguagem, do cálculo, da criatividade, das capacidades cognitivas, do hábito de estudo e trabalho, promove-se através de atividades físicas e neuromotoras o desenvolvimento sensorial e motor. Educa-se a vontade através da repetição frequente de pequenos atos bons, que se repetem e se transformam em hábitos e formam as virtudes. Promove-se também o desenvolvimento afetivo e social, com foco na autoestima e na segurança pessoal, que são as capacidades e atitudes necessárias para a integração na sociedade. Resgata-se o conjunto de valores que são pilares do cristianismo, como a fé, a caridade, a prudência, a justiça, a temperança e a fortaleza. Pautando assim diferentes procedimentos didático-pedagógicos.

“Uma escola deve ter corpo e alma”

João Malheiro

A escola tem o papel de contribuir com as famílias em sua responsabilidade de primeiros educadores. Nesse sentido, é fundamental estimular nos estudantes uma prática educacional, por meio de aprendizagens oportunas, que objetive não só o desenvolvimento humano, mas também uma conscientização global, através do desenvolvimento focado em 5 aspectos:

Físico:
interagir o corpo, o movimento e a inteligência através de atividades físicas e motora é fundamental para alcançar uma melhor organização cerebral, o que favorece a formação de conexões neuronais, pois o cérebro estará preparado para receber e estruturar os estímulos adequadamente para cada período sensitivo.

Afetivo-social:
a relação entre professor(a) e estudante deve-se realizar dentro de um ambiente de afeto. A convivência dentro da escola oferece inúmeras ocasiões que colaboram para o aprimoramento das habilidades necessárias para o desenvolvimento social, e que contribuem para o fortalecimento da autoestima e da segurança pessoal.

Intelectual:
através da curiosidade natural que o estudante possui e da sua interação com o seu entorno, promove-se através de estímulos, a compreensão e o domínio da linguagem, o desenvolvimento da lógica, entre outras capacidades cognitivas, criando os primeiros hábitos de estudo e trabalho.

Moral:
com o estímulo frequente de pequenos atos bons, promovidos pela família e escola, desde a mais tenra idade, promove-se a aquisição de bons hábitos, percurso seguro para a formação das virtudes e para educação da vontade.

Transcendental:
através de valores e princípios cristãos, buscamos elevar o olhar dos nossos alunos para uma visão que possui um fim externo e superior a si mesmo.

Lugar de aprender, de conviver, que tenha alegria e respeito, que desenvolve a autonomia e o autodomínio, buscando a maturidade do aluno e o seu entrosamento no mundo, sem abrir mão dos valores compartilhados entre família e escola num ambiente acolhedor e adequado para a aprendizagem.

Por que estudar na Escola Monteiro Lobato?

A Escola Monteiro Lobato em seus mais de 30 anos de história dedicados à educação, sem abrir mão de seus valores, reúne a tradição com a inovação. Olhando cada estudante como individuo único, preservando a sua segurança física, intelectual e moral, em um ambiente acolhedor. Aliada a parceiros de alto desempenho, reconheci dos nacionalmente no cenário educacional, utilizando-se de metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas que ampliam a aprendizagem, toma a experiência de ensinar e aprender muito mais rica para os estudantes e professores.

INFRAESTRUTURA

Estrutura moderna e acolhedora;

Salas de aula amplas, arejadas e climatizadas;

Sala multimídia equipada com Lousa Digital;

Laboratório de Robótica;

Espaço de convivência arborizado;

Quadra de esportes;

Área coberta;

Sala de Karatê e Dança;

Sala Maker;

Biblioteca;

Playground.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Promovemos a formação integral do ser humano. Acreditamos que os pais exercem um papel fundamental na educação de seus filhos, desta forma buscamos apoiá-los através do nosso currículo escolar, qualificação e capacitação do corpo docente e demais profissionais, formação de pais, planejamento de aulas, estrutura física e projetos educativos. Buscando o desenvolvimento significativo dos aspectos, intelectual, físico, afetivo-social, moral e transcendental, alicerçados nas bases e princípios da fé cristã.

EQUIPE DIRETIVA

Diretor Financeiro

Diretor Administrativo

Coordenadora Pedagógica
(Maternal ao Jardim II)

Coordenadora Pedagógica
(1º ao 5º ano)

Coordenadora Pedagógica
(6º ao 9º ano)

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

BALLET

INFANTIL 3 A0 3º ANO

JAZZ

4º AO 9º ANO

KARATÊ

 INFANTIL 3 AO 9º ANO

FUTSAL

 INFANTIL 5 AO 5º ANO

ROBÓTICA

1º AO 5º ANO

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