A ESCOLA

São 30 anos dedicados à educação constituindo uma história de sucesso. Pais, alunos e colaboradores tem sido o principal elo para o nosso crescimento.
Em 2008, a escola fez uma parceria com o Sistema Positivo de Ensino, ampliando a qualidade em suas ações, tornando-as inovadoras.
Contemplamos em nosso Projeto Pedagógico a importância do desenvolvimento de uma educação de qualidade, visando a vivência de nossos alunos em um mundo globalizado, com muitas mudanças e que exige sujeitos críticos e autônomos capazes de desenvolver diferentes habilidades.
Trabalhamos com a visão holística (integral) onde o aluno é visto como ser histórico, social, emocional, afetivo e cognitivo.

INFRAESTRUTURA

Estrutura moderna e acolhedora;

Salas de aula amplas, arejadas e climatizadas;

Sala multimídia equipada com Lousa Digital;

Laboratório de Robótica;

Espaço de convivência arborizado;

Quadra de esportes;

Área coberta;

Sala de Karatê e Dança;

Sala Maker;

Biblioteca;

Playground.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A ação pedagógica da nossa escola norteia-se pelos seguintes princípios:

Éticos, da humanidade, da solidariedade, da responsabilidade e do respeito ao bem comum;
Políticos, da autonomia, da liberdade, dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
Estéticos, da sensibilidade, da criatividade e da diversidade, tendo como premissas a valorização da singularidade de cada ser humano, o fortalecimento das identidades, o respeito aos direitos e liberdades fundamentais, a consciência dos deveres, o exercício da democracia, a busca da justiça e da paz.

A Escola Monteiro Lobato tem sua proposta pedagógica baseada na pedagogia sócio-interacionista de Vigotsky, segundo a qual o aluno é sujeito do conhecimento construído na interação sujeito-objeto, sendo que essa ação do sujeito sobre o objeto é socialmente mediada. A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva.

Tratamos a (in) disciplina de maneira democrática favorecendo a autonomia dos alunos. Aqui, os alunos têm a oportunidade de expressar seus sentimentos e seus pensamentos, sentindo-se assim, valorizados e capazes de valorizar os outros.

EQUIPE DIRETIVA

Diretor Financeiro

Diretor Administrativo

Coordenadora Pedagógica
(Maternal ao Jardim II)

Coordenadora Pedagógica
(1º ao 5º ano)

Coordenadora Pedagógica
(6º ao 9º ano)

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Teatro

O principal objetivo é ensinar o fazer teatral, direcionando os alunos dos 4º ao 9º Anos para um processo de criação cênica, adicionado com técnicas essenciais, jogos de atuação e percepções artísticas.

O teatro por si só mostra sua importância no processo educacional e por naturalidade ocasiona o surgimento de uma nova sociedade composta por grandes criadores e apreciadores de arte.

Olimpíada de Matemática

O projeto consiste na preparação de alunos para competições matemáticas e desenvolver a Matemática na escola. Sendo uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos da maior importância.

Momento Literário

Despertar a percepção estética do aluno e desenvolver a reflexão crítica sobre temas relacionados à historicidade literária.

Poemarte

Tem como objetivo de despertar a inquietação, a criatividade, provocando ao aluno a construir um olhar mais crítico, reconhecendo a complexidade e a beleza dos textos e que saibam argumentar sobre isso.

Mostra Cultural

É um trabalho desenvolvido em diferentes áreas do conhecimento, com exposição dos principais trabalhos elaborados pelos alunos, com a orientação dos respectivos professores. Proporcionando estratégias para a aquisição de conhecimentos e criar, paralelamente, condições de socialização e valorização dos trabalhos produzidos por alunos e professores, de forma a tornar públicas atividades significativas desenvolvidas no ambiente escolar; bem como promover a multiplicidade de ideias com referência nas disciplinas, integrando os conteúdos aos trabalhos.

Robótica

Aprendizagem cooperativa, utilizando robôs lego, incentivando a capacidade de investigação, autoconfiança e independência, tornando os alunos aptos a tomarem decisões.

As aulas de Robótica definem as competências tecnológicas a serem aprendidas e propõe desafios.

Feira de Ciências

A Feira de Ciências é um evento que visa incentivar a produção científica na escola, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da Ciência! A escola deve ser um espaço que permita o aluno pensar, aprender e agir.

Xadrez

O xadrez é um jogo de estratégia e tática.

Constitui uma rica experiência cognitiva que pode ter consequências extremamente positivas no desempenho escolar, pois, desenvolve o raciocínio lógico e amplia o horizonte cultural dos alunos.

Estação Matemática

Estimular a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos.

© 2017 Escola Monteiro Lobato. Todos os direitos reservados | Design by Buffo Design